Alemanha, país da Reforma Protestante, é um dos menos religiosos do mundo

Mensagens


Wittenberg, cidade berço da reforma protestante, na Alemanha
Wittenberg, cidade berço da reforma protestante, na Alemanha

A Alemanha é o país com mais pessoas que se descrevem como não religiosas ou ateias, abaixo apenas da China nesse quesito. O apontamento é de uma pesquisa da Statista Global Consumer Survey.

Segundo a Medien Magazine, pessoas de oito países foram questionadas sobre suas crenças religiosas. De acordo com isso, a religião tem a maior influência sobre a população da Índia.

Segundo a pesquisa, 23% da população alemã se descreve como não religiosa. Onze por cento dizem que ser ateus. A República Popular da China é a pioneira em termos de estatísticas. No país, onde a liberdade religiosa há muito é difícil, 74% dos entrevistados dizem que não são religiosos ou ateus.

O oposto é o caso de acordo com a pesquisa na Índia. Dos 1,4 bilhão de indianos, apenas 2% se consideram não religiosos ou ateus. No meio das estatísticas estão a Itália, a Rússia e os EUA.

Na Itália, onde fica a sede do catolicismo, um em cada quatro se coloca em uma das duas categorias. Nos EUA e na Rússia, esse número é de 22%.

Foram coletados dados para o Brasil (17 por cento) e África do Sul (9 por cento). As estatísticas são baseadas em pesquisas de 12.000 a 55.000 residentes com idades entre 18 e 64 anos. Eles foram entrevistados entre outubro de 2021 e setembro de 2022.

Reforma Protestante

Em um comentário sobre a pesquisa na Alemanha, leitor diz que “o mais triste é provavelmente que os ‘não religiosos’ muitas vezes nem sabem o que realmente rejeitam e o que estão perdendo em termos de alegria de viver”.

A pessoa destacou ainda, citando uma outra matéria, o fato de haver uma grande “necessidade” entre os alemães “demonstrada pelos 15 a 25 bilhões de euros gastos em esoterismo no país todos os anos”.

Em resposta, outro leitor escreveu:

“Não preciso de seres invisíveis e sobrenaturais para minha felicidade na vida. Pensar por mim mesmo e explorar o mundo com lógica e bom senso é algo que prefiro aos mitos antigos.”

A pessoa que se disse incrédula foi rebatida por outro comentário: “Sem esse ‘ser invisível e sobrenatural’ você não estaria vivo. (Ou você acha que é um produto do acaso?)”.

A Alemanha foi palco da Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero em 1517, há pouco mais de 500 anos, que impactou o mundo cristão com sua nova visão sobre a fé.

As principais ideias da Reforma giravam em torno da “purificação da Igreja” e do acesso dos fiéis à Bíblia, para que a palavra de Deus e não a tradição fosse a única fonte de autoridade espiritual.

Fonte: Guia-me com informações de Medien Maagazine





Source link

Comentários