Argentina fez inauguração falsa de gasoduto para ganhar dinheiro do BNDES do Brasil #boato

Mensagens


Boatos.org

Boato – Argentina inaugura gasoduto e desmonta tubulação em seguida apenas para fazer empréstimo do BNDES do Brasil.

  Introdução

A situação econômica na Argentina anda cada vez pior. Com inúmeras dívidas, uma moeda desvalorizada, uma crise cambial e uma inflação descontrolada, a Argentina fez um empréstimo de US$ 44, 5 bilhões junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI), em 2018. Porém, o país está longe de quitar essa dívida.

Se isso não bastasse, a Argentina enfrenta uma das piores secas da história, com perda estimada de 50 milhões de toneladas de grãos, o que equivale a cerca de US$ 19 bilhões. Com isso, a previsão do FMI é de que o país enfrente uma recessão de 2,5% em 2023, com a inflação batendo 120% até o final do ano.

E em meio à crise, uma história tem chamado a atenção na internet. De acordo com um vídeo que está circulando, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e a vice-presidente Cristina Kirchner teriam feito uma inauguração falsa de um gasoduto no país. Segundo a publicação, a inauguração falsa teria sido feita para garantir um empréstimo do Brasil via Lula e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Ainda segundo a história, a farsa teria sido descoberta por um homem que flagrou o momento exato em que os trabalhadores desmontavam o gasoduto, deixando a tubulação sem nenhuma ligação. Ainda de acordo com a publicação, a farsa teria sido exibida em um programa de TV argentino.

Versão 1: “MAIS UMA PROVA QUE A FARSA E MENTIRA SÃO MARCAS REGISTRADAS DA ESQUERDA ,SEJA NACIONAL OU INTERNACIONAL! DESCOBERTA A FARSA DA INAUGURAÇÃO DO GASODUTO ARGENTINO! SERÁ QUE VAI HAVER DESVIO DE DINHEIRO ? COM CERTEZA !”.

Versão 2: “A farsa do gasoduto da Argentina. Cena de inauguração ( só não esperavam que descobririam que era cinematográfica) . Kkkk”. Versão 3: “Argentina faz inauguração fake de gasoduto pra pegar o dinheiro do Brasil via Lula e BNDS. Desmascarados pela própria mídia Argentina”.

  Análise

A história circulou nas principais redes sociais da internet, como Facebook, Twitter, TikTok e também no WhatsApp. Em apenas uma publicação no Twitter, o vídeo que acompanha a história já conta com quase 20 mil visualizações. Além disso, não é de hoje que vídeos são usados fora de contexto para espalhar fake news. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversos deles aqui, aqui e aqui.

Com isso, muitas dúvidas pairam no ar: A inauguração do gasoduto realmente foi falsa apenas para pegar dinheiro do BNDES? Como explicar a falta da tubulação na inauguração do gasoduto na Argentina? O que justifica os trabalhadores estarem desmontando a estrutura?

Checagem

A inauguração do gasoduto foi falsa apenas para pegar financiamento do BNDES?

Não. A inauguração feita pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, a vice-presidente Cristina Kirchner e o ministro da Economia Sergio Massa foi real. A abertura realizada no dia 9 de julho de 2023 foi simbólica, mas o gasoduto existe e está em processo de finalização. O Gasoduto Presidente Néstor Kirchner (GPKN) entrou em funcionamento no dia 20 de junho de 2023 e conta com quase 600km de extensão.

Como explicar a falta da tubulação na inauguração do gasoduto na Argentina?

A falta da tubulação não significa que a inauguração foi falsa. De acordo com o site de checagem argentino Chequeado, todo esse contexto tem uma explicação. Segundo a página Chequeado, um assessor de imprensa da empresa estatal Energia Argentina, que é a responsável pelas obras do gasoduto, a parte que parece a interrupção do gasoduto, na verdade, é um lançador/recebedor de raspadores (scraper-traps). O dispositivo é um mecanismo de segurança onde é possível realizar tarefas de controle e manutenção.

O que justifica os trabalhadores estarem desmontando a estrutura?

Já o vídeo que supostamente mostra os trabalhadores desmontando a estrutura também não é real. A explicação é mais simples do que se imagina. De acordo com o jornal Clarín, a ação realizada pelos trabalhadores tinha como função automatizar as operações do gasoduto. Esse trabalho não afeta a construção do gasoduto, que está pronto. Na realidade, os procedimentos realizados pelos trabalhadores apenas visam manter o gasoduto funcionando perfeitamente.

Conclusão

Fake news ❌

A história que aponta que a inauguração do gasoduto na Argentina foi mentirosa e feita apenas para ganhar dinheiro do BNDES é falsa! O vídeo gravado após a inauguração é real, mas foi compartilhado sem nenhum contexto e com informações falsas. A suposta falta de tubulação não é nada disso. Na realidade, o que mostra a imagem é um mecanismo de segurança chamada lançador/recebedor de raspadores (scraper-traps), usado para realizar procedimentos de limpeza e inspeções periódicas. Já a parte que supostamente parecia o desmonte da tubulação, na verdade, não tinha nada disso. Os trabalhadores em questão estavam realizando ações para garantir o perfeito funcionamento do gasoduto, uma vez que ele foi completamente construído e já está pronto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm

The post Argentina fez inauguração falsa de gasoduto para ganhar dinheiro do BNDES do Brasil #boato appeared first on Boatos.org.

Comentários