O que é a Busca Ativa do Bolsa Família? Ação vai ajudar 1,3 milhão de pessoas

Notícias


O ano de 2023 está repleto de novidades voltadas aos cidadãos locais. Todas essas novidades fazem parte de um conjunto de mudanças anunciadas pelo Governo Federal, considerando o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT).

Desse modo, atualmente, mais de 20 milhões de famílias podem contar com o recebimento do maior programa de transferência de renda já existente, o Bolsa Família. Atualmente, o benefício conta com uma série de alterações que variam desde o valor das parcelas até às regras de concessão.

Neste sentido, recentemente, o Governo Federal ainda anunciou mais uma mudança no benefício. Agora, o objetivo é realizar uma “Busca Ativa” para que seja possível incluir milhões de novas famílias no benefício do Bolsa Família. No entanto, muita gente ainda não sabe ao certo como isso deverá funcionar.

Bolsa Família
Novas alterações no benefício / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Estas são as novas regras que garantem a concessão das parcelas do Bolsa Família 2032

Bem, para início de conversa, como dito anteriormente, o Bolsa Família está contando uma série de mudanças. Essas mudanças foram impostas após a reestruturação do benefício, o que foi garantido pelo presidente durante sua campanha eleitoral, antes mesmo da vitória.

Desse modo, agora, uma das principais mudanças está voltada para as regras que garantem a concessão do benefício. Isto é, além das regras que garantiam a concessão do antigo Auxílio Brasil, que, aliás, substituiu por uns anos o Bolsa Família, agora ainda é necessário:

  1. Ter uma inscrição no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais;
  2. Ter renda familiar máxima de até R$ 218 por cada componente do grupo familiar;
  3. Estar com os dados plenamente atualizados no sistema.

Outro ponto importante é que existem novas regras que garantem a permanência ao benefício, como por exemplo:

  • Frequência escolar mínima para os componentes da família de até 18 anos de idade (incompletos);
  • Acompanhamento nutricional das crianças do grupo familiar;
  • Acompanhamento gestacional das grávidas do grupo familiar;
  • Apresentação do cartão de vacinação com todas as doses atualizadas.

Veja também: DIMINUIU! Veja que vai receber valores menores no Bolsa Família este mês

Mas afinal, o que é essa Busca Ativa do benefício?

Agora que as regras do benefício já ficaram claras, cabe pontuar que o Governo Federal está realizando uma nova busca pelas famílias que possam receber o benefício. Isto é, ainda que muitas famílias cumpram com as regras de concessão, infelizmente, o Bolsa Família ainda não chega em parte delas.

Pensando nisso, o Governo Federal criou a Busca Ativa, que consiste justamente no ato de buscar ativamente aqueles que cumprem os requisitos básicos de concessão, mas que ainda não recebem o benefício. Contudo, para que essa busca seja possível, é preciso contar com o dados dispostos no CadÚnico.

Isto é, de forma mais clara, o CadÚnico não garante somente o benéfico do Bolsa Família, mas também diversos outros. Assim, pode ser que uma mesma família tenha os dados cadastrados no sistema, mas não no Bolsa Família, o que impede a concessão.

Logo, o objetivo do Governo Federal é justamente encontrá-las e garantir a concessão das parcelas. Ademais, ao todo, estima-se que mais de 1 milhão de famílias farão parte do benefício pelo processo da busca.

Veja também: Receba R$ 1 MIL através do Bolsa Família: saiba como



Source link

Comentários