CNH SUSPENSA: tudo que você precisa saber para não perder seu documento

Mensagens


Como já é de conhecimento geral, para que um cidadão brasileiro possa conduzir um veículo automotor pelas ruas brasileiros, é necessário ter uma CNH. A Carteira Nacional de Habilitação, é o único documento existente no nosso país que atesta pela capacidade que um cidadão possui para dirigir.

Entretanto, como muitos também devem saber, se conseguir a CNH já é um processo difícil, conseguir mantê-la pode se ainda mais complicado. Inúmeras ações podem resultar no bloqueio da carteira de habilitação dos condutores brasileiros. Sendo assim, confira que tipo de atitude pode gerar a suspensão da CNH e evite perdê-la de vez.

Cuidado para não perder o documento! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quando a CNH pode ser suspensa?

Como já mencionamos anteriormente, não é possível conduzir um veículo sem a posse da Carteira Nacional de Habilitação. Mas, o direito de possuí-la, e claro, de dirigir pode ser revogado pelas autoridades a qualquer momento. Uma vez que, conduzir um veículo é uma atividade que oferece os seus riscos e portanto, uma fiscalização mais dura é imprescindível para garantir a segurança dos cidadãos brasileiros que saem às ruas rodos os dias. Vamos então, entender o que pode suspender a sua CNH.

Primeiramente, deve-se notar que este documento funciona sob um sistema de pontuações. Cada infração que um condutor comete enquanto está no trânsito, desconta diretamente pontos na CNH. Quanto mais grave for a transgressão, maior a quantidade de pontos. Quando um condutor atinge 40 pontos na CNH, pode ocorrer a suspensão. Além disso, quando um motorista comete uma infração grave ou gravíssima, a suspensão também pode ocorrer de imediato.

Ademais, existem outros motivos para que a carteira de habilitação de um indivíduo sofra bloqueio. Caso o cidadão esteja medicamente inapto para dirigir, por exemplo, também pode ocorrer a suspensão. Crimes que acontecem no trânsito, como atropelamentos graves, também podem resultar na CNH sendo suspensa.

Veja também: Novo programa do governo vai garantir milhares de CNHs GRATUITAS: veja como garantia a sua

Minha CNH foi bloqueada, e agora?

Agora que você está ciente a respeito de todos os motivos que podem suspender a sua Carteira Nacional de Habilitação, está na hora de aprender como agir caso isso aconteça. Sendo assim, vamos à algumas instruções importantes referentes à suspensão deste tipo de documento. De antemão, é necessário se certificar de que a sua carteira de habilitação sofreu suspensão de fato. Você pode fazer isso, visitando o site da SENATRAN e fornecendo as suas informações (curtlink.com/cQVdweqN).

Caso a sua documentação realmente esteja suspensa, existe algumas maneiras de recuperá-la. Se você achar que a decisão que ocorreu foi equivocada, é possível entrar com um recurso administrativo no seu DETRAN local e pedir para que seus direitos sejam reestabelecidos. Mas, é necessário notar que o parecer deste recurso pode ser negativo e caso isso aconteça, você terá que recorrer novamente mas, desta vez no Poder Judiciário. Todo esse processo, claro, pode ser bastante cansativo e gerar inúmeras dores de cabeça.

Então, o recomendável é que você realize o curso de reciclagem da sua CNH e assim, recupere a documentação sem ter que gastar o seu tempo e sanidade com inúmeros recursos.

Veja também: O que é a CERTIDÃO da CNH? Todos os motoristas devem ter? Entenda!



Source link

Comentários