Cristão da Península Arábica se converte através da Bíblia

Mensagens


Ex-muçulmano, Yacob vive sua fé com grande coragem e intrepidez, apesar das consequências e das ameaças que ele enfrenta

O cristão brasileiro, neste final de semana que passou, comemorou o dia da Bíblia. Com livre acesso à palavra de Deus, o  Brasil tem até um dia próprio para celebrar as Escrituras Sagradas.

Porém, ser um cristão de origem muçulmana é um crime grave em países como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã e Catar – países da Lista Mundial da Perseguição 2022 que compõem a Península Arábica. Por isso, a maioria deles vive a nova fé em segredo e resiste à perseguição apenas com base na palavra de Deus. Outros se arriscam e vivem abertamente a nova fé, como Yacoub (pseudônimo), que conheceu Jesus lendo a Bíbila.

Yacoub teve o mesmo sonho durante muitas semanas. E constantemente pensava sobre o que poderia significar este sonho enigmático. Por que continuava vendo homens de branco que olhavam para ele e o convidavam a ir com eles? Será que ele morreria em breve? Após entender que tinha visto Jesus, nos próximos três meses, leu o Velho Testamento e o Novo Testamento. “Em toda a Bíblia, eu o vi (Jesus), sem ninguém me ensinar. Comecei a assistir TV cristã e entrei em contato com dois cristãos que vivem na Arábia Saudita. “Eles me explicaram sobre Jesus. Eu comecei a estudar a Bíblia uma vez por semana com um deles. Eu era franco sobre a mudança em minha vida, mas as pessoas diziam que eu estava louco”, compartilhou.

Mas Yacoub compartilha como tudo começou. Ao falar sobre os sonhos que o perseguiam, conta: “Uma noite, decidi ir com os homens de branco no sonho. Parecia algo bom, eu estava feliz. Eles começaram a correr, correr, correr, era como voar. Nós voamos na direção de uma silhueta que estava diante da luz. Era um homem parado, muito brilhante. De alguma forma a luz me atingiu e, no sonho, eu caí sobre minha cabeça. Naquele momento, acordei na minha cama. Eu fui até a cozinha para pegar um pouco de água, mas ao passar pelo espelho, vi que tinha um galo na minha cabeça”.

Essa história deixa claro que Deus não esqueceu das pessoas na Península Arábica. Com frequência, Deus usa sonhos para falar com pessoas lá, onde as chances de encontrar alguém para compartilhar o evangelho são limitadas. Falar do evangelho com outras pessoas também é considerado crime passível de prisão e até a morte.

Um sonho perturbador

Alguns dias depois, ele dormia ao lado da esposa quando, de repente, o quarto foi preenchido por uma luz. “Eu pensei que meus filhos tivessem acendido a luz, mas ela não vinha da lâmpada. Foi algo diferente. Eu fiquei confuso. Olhei e vi luz, mas não o teto. Vi as estrelas e senti cheiro de incenso. Então vi uma nuvem crescendo e entrando em nosso quarto, a nuvem preencheu o lugar. Então, eu vi sua face”, descreveu o que viu.

Lágrimas encheram os olhos de Yacoub, descendo pelo seu rosto. Ele respirou fundo e deu um sorriso. “Eu vi o rosto dele. Era tão lindo. Pulei da cama e corri para ele, para abraçá-lo, mas a visão desapareceu”. Durante todo o tempo a esposa dele continuou dormindo. “Eu fui ao outro quarto e deitei no chão. Quem sou eu para vê-lo? Quando estava deitado lá, toda minha vida passou pela minha mente. Vi todos os meus pecados. Por que eu? Por quê? Por quê?”.

Depois, quando o dia amanheceu, a esposa encontrou Yacoub dormindo no sofá de outro cômodo. “Eu contei a ela sobre o sonho. Ela respondeu que eu estava ficando louco e queria que meus filhos chamassem um médico. Eu disse para eles que tinha visto Jesus, mas eles responderam que eu tinha visto Alá”.

A conversão

Como era de se esperar, a conversão dele teve consequências. “Você pode ser qualquer coisa na Península Arábica, ateu, comunista, mas quando se torna cristão, eles não o aceitam mais. Minha esposa me mandou embora de casa já que não queria me ouvir falar sobre Jesus. As pessoas acharam que eu seria morto, até mesmo pelo governo. Mas eu não tinha medo disso, afinal se me matassem, eu iria para ele”.

O cristão compartilha que orou muito a Deus para descobrir qual era seu propósito. “Não sabia o que Deus queria e parecia que ninguém me ouvia. Minha família não me queria mais em casa. Mas eu pedi a Deus para me ajudar a falar dele”. Na mesma noite, há cerca de onze anos, ele recebeu uma ligação. “Yacoub, você está pronto para servir a Deus?”, um homem perguntou. Ele queria que eu me envolvesse em um trabalho com novos convertidos. A oração de Yacoub foi respondida.

Com o tempo, a atitude da esposa e família mudou um pouco. Eles receberam Yacoub de volta em casa. Apesar de ser expulso de casa três vezes em dois anos, vez após vez, o deixavam voltar depois de certo tempo. “Estou orando para que minha esposa e filhos se tornem cristãos também”.

Falando de Cristo com ousadia

Yacoub é um cristão muito inspirador. Ele pega a Bíblia e lê a carta de Paulo a Éfeso. “Os versos de Efésios 1.3-6 falam sobre mim. Esses versos me fazem saltar de alegria. Antes da criação, ele me escolheu. Eu tenho personalidade forte, me iro com facilidade e faço o que quero. Mas após minha conversão, isso mudou. Não faço mais essas coisas. Antes eu não era, mas agora sou livre. Quando faço alguma coisa errada, oro e ele me perdoa. Me sinto livre e tenho paz em minha vida, alegria. Deus cuida de mim”.

Yacoub tenta transmitir a mensagem do Evangelho de formas criativas e diferentes. “Eu quero usar meus talentos para falar às pessoas, ajudá-las a ver que ele existe. Quero fazer com que as pessoas pensem sobre a vida eterna. Deus sabe quando, onde e como tocar outras pessoas. Não posso ficar calado, quando encontro alguém falo sobre Jesus. Uns ouvem, outros discutem e alguns brigam comigo. Outros ainda não falam mais comigo”. Apesar disso, Yacoub está determinado a continuar compartilhando sobre seu Salvador. E ele não se calará.

Bíblias para cristãos secretos

A existência de cristãos de origem muçulmana é um crime grave em países da Península Arábica. Por isso, a nova fé é vivida em segredo e pode não resistir a perseguição caso não for baseada na palavra de Deus. Participando da campanha https://bit.ly/bibliaparacristaossecretos você garante Bíblias para cristãos secretos em países árabes. Saiba mais e participe

Comentários