COMEÇOU! Saiba tudo sobre a emissão do novo RG; custa caro?

Notícias


O Detran do Rio de Janeiro começou a emitir a mais nova Carteira de Identidade Nacional. O Departamento de Trânsito do estado oferece o novo RG a crianças e jovens com até 18 anos de idade. O público mencionado deve já possuir o CPF como número de identificação.

Ademais, o documento já vinha sendo emitido desde o mês de janeiro para as crianças com até 11 anos no estado carioca. A nova Identidade pode ser requisitada através da primeira via do RG em todos postos de identificação civil do Detran do RJ. Até o momento, ainda não está disponível a emissão da segunda via.

COMEÇOU! Saiba tudo sobre a emissão do novo RG; custa caro?
Novo documento já está disponível! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Obtendo o documento

Para que você obtenha o novo documento, é preciso apresentar a certidão original de nascimento da criança junto de CPF ou certidão original e documento de inscrição no CPF. Se a criança não possuir um CPF, irá receber o modelo antigo da Carteira de Identidade.

A mais nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) oferece mais segurança, possuindo um QR Code que permite a verificação de autenticidade do documento, bem como se ele foi extraviado ou furtado. Ademais, também foi incluído um código internacional que se utiliza em passaportes, o MRZ. Este código facilita a usabilidade do RG como documento para viagem, além de permitir que seja lido nos terminais de autoatendimento dos aeroportos do nosso país.

Saiba mais: Novo RG tem prazo MÁXIMO para solicitação: não deixe seu documento desatualizado

Prazo de validade

O prazo de validade do novo documento difere conforme a idade do titular. As crianças de até 11 anos têm uma validade de cinco anos, já os cidadãos de 12 e 59 anos possuem validade de até 10 anos. Enquanto isso, a partir dos 60 anos de idade, o prazo é ilimitado.

Conforme um decreto federal que instituiu a CIN, o RG antigo fica válido no Brasil até o dia 28 de fevereiro de 2032. Desse modo, irá permitir que o novo modelo obtenha uma transição gradual. Além disso, as pessoas com 60 anos ou acima possuem a opção de não trocar o documento.

Veja também: Anúncio sobre nova carteira de identidade pega brasileiros DE SURPRESA; entenda!

Conclusão

Por fim, podemos concluir que o novo documento começou a ser emitido pelo Detran do RJ. Além do mais, o novo RG está disponível para as crianças e os jovens de até 18 anos. Também vimos os requisitos necessários para garantir o novo documento, além de sua importância. Algumas das principais novidades são a verificação de autenticidade por QR Code e o código internacional para viagens.

Portanto, verificou-se a validade da identidade para as diferentes idades, bem como o decreto federal da CIN, que permite a transição gradativa para o novo RG. Desse modo, é importante que os cidadãos brasileiros fiquem atentos às mudanças nos documentos de identidade e se mantenham atualizados. As novidades se apresentam como uma atualização do cidadão brasileiro e representam uma boa maneira de ficar em dia como um morador do país. Além disso, o documento permite que todo o cidadão tenha acesso ao reconhecimento e aos diversos serviços que necessitam da apresentação do RG.

Saiba mais: DETRAN faz ALERTA GERAL para motoristas: anúncio é ASSUSTADOR



Source link

Comentários