Evento com presença de Lula tem saudação a Xangô, orixá da umbanda

Mensagens


Circula pelas redes sociais vídeos onde é possível ver o presidente Lula e sua esposa, Janja da Silva, desceram a rampa interna do Palácio do Planalto ao som de uma música da umbanda.

Trata-se de um vídeo verdadeiro gravado pelos participantes da posse das ministras Anielle Franco, da Igualdade Racial, e de Sonia Guajajara, dos Povos Originários, que aconteceu na quarta-feira (11).

A cerimônia de posse teve a participação de um grupo de umbanda e a canção é voltada para o orixá Xangô. Na tradição religiosa, essa canção faz uma saudação para o orixá e é tocada quando ele está presente, tanto que eles falam repetidamente a frase “kaô kabecilê”, que na língua Nagô significa “venham saudar o rei”.

Nas redes sociais, muitas mensagens de apoio à cerimônia que levou elementos da religião de matriz africana para dentro da sede do governo. Também houve críticas ao que aconteceu.

Evangélicos chegaram a compartilhar vídeos que diziam que saiu “Deus acima de todos” e entrou “Xangô” no Palácio do Planalto, que é a sede do governo federal.

Além do grupo de umbanda, também houve uma apresentação com um grupo de indígenas para homenagear a ministra Guajajara.

Redação Exibir / Leiliane Lopes

Comentários