FGTS será liberado para comprar veículo? Como vai funcionar esta modalidade?

Mensagens


O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício garantido a todos os trabalhadores que exercem suas funções com a carteira assinada. Ou seja, aqueles que trabalham sob o regime da Consolidação das Leis de Trânsito (CLT). Existem alguns casos em que o valor do Fundo de Garantia pode ser liberado para os empregados. Mas, será que o FGTS será liberado para comprar veículo?

Entre as modalidades de saque mais conhecidas do Fundo de Garantia, estão o saque recisão, feito em caso de demissão sem justa causa; o saque para quitar as parcelas de um imóvel; o saque-aniversário, que pode ser suspenso pela equipe do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT); entre outros. Aqui, saiba do que se trata essa nova liberação e como vai funcionar.

FGTS será liberado para comprar veículo? Como vai funcionar esta modalidade?
Entenda do que se trata essa liberação do Fundo de Garantia para comprar um veículo Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

FGTS será liberado para comprar veículo?

Atualmente, para comprar um carro novo, ou seja, 0 km, no Brasil atualmente é preciso gastar, no mínimo, mais de R$ 66 mil. Este é o valor do modelo Renault Kwid Zen, que é o mais barato do país nos dias atuais. O modelo 0 km custa um total de R$ 66.590.

Pensando no aumento do valor dos carros no Brasil, seja o objeto novo ou usado, um projeto de lei foi criado para liberar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para a compra desses veículos. Entretanto, ainda é um projeto de lei que está em tramitação no Congresso Nacional e nada foi definido até o momento.

O projeto de lei é de número 2.679 e é do ano de 2022. De autoria do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, do União do estado do Maranhão, o projeto foi apresentado no mês de outubro do último ano e está tramitando na Câmara dos Deputados.

De acordo com o parlamentar, este projeto tem como objetivo não apenas facilitar a compra de um carro, como também incentivar a movimentação do mercado de automóveis nacionais, além de aquecer a economia como um todo. Outro objetivo do PL é gerar mais empregos no setor.

Atualmente, como foi colocado anteriormente, o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço pode ser utilizado na compra de imóveis, demissão sem justa causa e no tratamento de doenças graves.

Veja também: Saiba como QUITAR PARCELAS da casa própria utilizando seu FGTS

Vendas de veículos no Brasil

De acordo com informações da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que é a instituição que representa as montadoras de veículos, as vendas de automóveis fecharam o ano de 2022 com uma queda de 0,7%. Esse dado é em comparação com o mesmo número do ano anterior, 2021.

Entretanto, a previsão para este ano é de que o setor tenha um acréscimo de 3%. Em uma coletiva de imprensa neste ano, o presidente da instituição, Márcio de Lima Leite, destacou que as vendas precisam ser estimuladas para que a marca de 2 milhões de veículos emplacados seja superada este ano.



Source link

Comentários