Governo brasileiro depôs embaixador do Brasil em Israel

Mensagens


O Ministério das Relações Exteriores do Brasil decidiu depor o embaixador do país em Israel, general Gerson Menandro Garcia de Ferentes – em um movimento que talvez indique a mudança na política do país sul-americano em relação a Israel. O embaixador foi nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como indicado político no início de 2021, e sua destituição é uma das primeiras decisões tomadas pelo novo presidente Lula da Silva e seu ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Durante a era Bolsonaro, o Brasil mudou seus padrões tradicionais de votação e apoiou Israel em organizações internacionais, contrariando a posição tradicional do Itamaraty no país. O novo chanceler Vieira afirmou, após a formação do novo governo, que no governo de esquerda de Lula, que assumiu no início do mês, o Brasil “cooperará com os países árabes, principalmente com a Palestina”. Além disso, o Brasil também expulsou seu embaixador em Washington.

Bolsonaro decidiu nomear o general de Ferrantes para aprofundar os laços militares com Israel e, ao mesmo tempo, afirmou a intenção de mudar a embaixada brasileira para Jerusalém – algo que acabou não se concretizando devido à pressão dos países árabes, então acabou por se contentar em abrir um escritório comercial na capital.

Fonte: IsraeHayom





Source link

Comentários