Realize o SONHO da graduação SEM CUSTO: inscrições para universidade GRATUITA abrem em BREVE

Notícias


Trouxemos novidades para os brasileiros, desta vez referentes ao programa Universidade Gratuita. A iniciativa está recebendo inscrições para novos estudantes a partir de setembro, sendo que as primeiras bolsas serão pagas a partir de outubro, com valores retroativo.

A proposta está oficialmente aprovada desde julho e visa disponibilizar vagas gratuitas em diversas instituições de ensino superior. As chances, válidas a partir deste 2º semestre, trazem esperanças para milhares de estudantes que sonham realizar o sonho da graduação.

Excelente oportunidade para estudantes brasileiros. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Realize o sonho da graduação através do programa Universidade Gratuita

O primeiro decreto que estabelece as diretrizes para a implementação do programa foi divulgado durante esta semana no Diário Oficial do Estado (DOE). No entanto, os principais prazos para o lançamento da iniciativa já haviam sido revelados durante a cerimônia de aprovação do projeto que deu origem à Universidade Gratuita, realizada na terça-feira (1º/8). As chances, por sua vez, estão localizadas em Santa Catarina (SC).

As principais novidades do decreto inaugural dizem respeito às diretrizes relativas ao polêmico teste toxicológico, uma adição solicitada por alguns membros da assembleia estadual durante a elaboração do projeto. A supervisão dessa medida ficará sob responsabilidade da Comissão de Fiscalização, permitindo que o exame seja solicitado em qualquer momento. Entretanto, sua aplicação não poderá afetar mais do que 2% do total de beneficiários a cada período semestral.

Veja também: Cursos GRÁTIS do SENAC: mais de 70 mil vagas na região, confira as oportunidades e INSCREVA-SE 

Sobre o programa

Em resumo, o Universidade Gratuita é um dos programas de assistência financeira estudantil do ensino superior oferecidos pelo Governo de Santa Catarina. De modo geral, ele oferece gratuidade de ensino para estudantes de cursos de graduação em instituições municipais universitárias e entidades sem fins lucrativos de assistência social.

A saber, o programa prevê custear 100% do curso na universidade em diversas áreas. Terão prioridade no recebimento das bolsas alunos que não tenham condições de pagar com a renda familiar a formação. Ao todo, serão 89 mil vagas gratuitas no ensino superior, previstas até o ano de 2026.

Para participar do programa Universidade Gratuita, é necessário, além de estar oficialmente inscrito nas instituições de ensino superior com adesão aprovada, cumprir com os seguintes requisitos:

  • Ser natural do Estado ou residir nele há mais de 05 anos;
  • Ser hipossuficiente, de acordo com o Índice de Carência.

Nesse último caso, serão observados os seguintes critérios, além de outros definidos em decreto, comprovando:

  • Renda per capita mensal familiar;
  • Condição de desemprego do estudante e/ou responsável legal;
  • Despesas mensais familiares com moradia e educação;
  • Despesas mensais familiares com tratamento de doença crônica.

Demais requisitos para participar do programa Universidade Gratuita

Além disso, para inscrever-se, também é preciso:

  • Estar matriculado na primeira graduação com financiamento proveniente dos recursos públicos estaduais, excluindo-se os cursos de licenciatura curta;
  • Ter concluído o ensino médio ou equivalente em escolas da rede pública de ensino de Santa Catarina ou em instituições privadas com bolsa integral ou parcial;
  • Ter uma renda familiar per capita inferior a:
    • 8 salários mínimos nacionais, para estudantes matriculados no curso de Medicina; ou
    • 4 salários mínimos nacionais, para estudantes matriculados nos demais cursos.

Por fim, mais detalhes sobre a o programa Universidade Gratuita está disponível em: ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php. 

Veja também: Mais de 15 mil vagas DISPONÍVEIS em cursos profissionalizantes; veja como se inscrever 



Source link

Comentários