É falso que Lula tenha mandado indenizar manifestantes bolsonaristas presos no 8 de janeiro

Mensagens Política


Boato – Lula mudou a conversa e agora diz que vai mandar soltar e indenizar todos os “patriotas” presos no 08/01.

  Introdução

Com os debates da CPMI dos atos golpistas de 08/01, informações falsas ou conflitantes têm voltado a circular na internet. Para além de histórias que já desmentimos no início do ano (como, por exemplo, esta), tem circulado um vídeo de Lula junto com mensagens que apontam para uma suposta decisão dele: de soltar e mandar indenizar todos os “patriotas” (que, na realidade, são golpistas) presos nos atos de vandalismo.

Um vídeo de uma entrevista de Lula à jornalista Natuza Nery na GloboNews está circulando junto com a seguinte mensagem: “*Já mudou a conversa…agora manda soltar e indenizar todos os PATRIOTAS presos injustamente e covardemente no dia 09 de janeiro!*. Lula viu que a casa caiu! Agora mudou a narrativa!”.

  Análise

A mensagem se espalhou, principalmente, por meio de redes sociais como o Facebook e mensagens no WhatsApp. Ela tem algumas características de fake news como o tom alarmista e os erros de ortografia. Ao contrário da maioria de alguns fakes, a história cita uma fonte confiável.

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) Lula disse que patriotas serão soltos e indenizados pelo 08/01? 2) O que Lula disse sobre o 08/01 na entrevista em questão? 3) Algum manifestante foi solto e indenizado por conta dos atos golpistas?

Checagem

Lula disse que patriotas serão soltos e indenizados pelo 08/01?

Não disse. Ao buscar por qualquer posicionamento de Lula sobre o 8 de janeiro, não há nada sobre Lula ter dito que “patriotas” deveria ser soltos e indenizados por conta do que ocorreram nos atos golpistas.

O que Lula disse sobre o 08/01 na entrevista em questão?

A entrevista, feita para a jornalista Natuza Nery (GloboNews) em janeiro de 2023,  pode ser lida na íntegra aqui. Pelo que vimos, o vídeo que está circulando na internet tem recortes de diversos trechos. Em nenhum momento, ele defendeu a soltura e indenização de réus pelos atos golpistas. O que ele aponta é que houve, sim, tentativa de golpe no 8 de janeiro e quem negligenciou na segurança deve pagar.

Algum manifestante foi solto e indenizado por conta dos atos golpistas?

Tanto Lula não falou nada como também não há nada sobre manifestantes serem soltos e indenizados. Houve, sim, solturas de algumas pessoas que estavam presas por conta do 8 de janeiro. Porém, as pessoas continuarão respondendo o inquérito em liberdade.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Lula tenha libertado ou indenizado pessoas que participaram dos atos de 8 de janeiro de 2023. O vídeo que está circulando foi manipulado e na entrevista em questão (que já ocorreu há muito tempo), Lula não defende a soltura e indenização.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src=”https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&appId=249643311490&version=v2.3″; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Comentários