Maioria dos fiéis acredita que o dízimo ainda é um mandamento bíblico para hoje, diz pesquisa

Mensagens


Dízimo e oferta
Dízimo e oferta

Uma esmagadora maioria dos frequentadores de igrejas protestantes americanos diz que o dízimo é um mandamento bíblico, embora estejam divididos sobre o que ele constitui, de acordo com uma nova pesquisa da Lifeway Research.

A pesquisa descobriu que 77% dos fiéis protestantes dizem concordar que “o dízimo é um mandamento bíblico que ainda se aplica hoje”, uma ligeira queda em relação aos 83% que afirmaram a declaração em 2017.

Pouco mais da metade (51 por cento) dos fiéis dizem que doam pelo menos 10 por cento para a igreja que frequentam. Outros 16 por cento dizem que regularmente dão menos de um dízimo, enquanto 22 por cento responderam: “Eu tento dar, mas nem sempre sou consistente”.

“Dar 10 por cento de seus ganhos a Deus ainda é um padrão amplamente difundido entre os fiéis”, disse Scott McConnell, diretor executivo da Lifeway Research. “O pequeno declínio em considerar o dízimo um mandamento parece ser mais uma falta de ensino sobre o assunto do que uma rejeição de tal ensino.”

Entre os fiéis que acreditam que o dízimo é aplicável hoje, 90 por cento dizem que o dinheiro do dízimo pode ser dado à sua própria igreja local, enquanto 55 por cento dizem que o dinheiro do dízimo pode ser dado a um ministério cristão. Outras respostas possíveis incluíam um indivíduo necessitado (42 por cento), “outra igreja que eu não frequento regularmente” (34 por cento) e uma instituição de caridade secular (25 por cento).

Enquanto isso, 53 por cento daqueles que doam dízimo para sua igreja dão dinheiro em espécie na igreja, enquanto 30 por cento usam um cheque na igreja. No total, 62% dos frequentadores de igrejas protestantes que doam dinheiro dizem que não usam nenhum método eletrônico de doação, enquanto 35% o fazem.

“Acreditar que Deus quer que você dê o dízimo e fazê-lo são duas coisas diferentes”, disse McConnell. “Alguns que não dão o dízimo são consistentes com suas doações em um limite inferior, e outros doam quando sentem que podem. Como muitas exortações nas Escrituras, entregar suas finanças a Deus não é necessariamente fácil na prática”.

A pesquisa foi baseada em entrevistas com 1.002 frequentadores de igrejas protestantes nos Estados Unidos.

Folha Gospel com informações de Christian Headlines





Source link

Comentários