Moro vai renunciar ao cargo de senador e sairá do Brasil #boato

Mensagens Política


Boato – O senador Sérgio Moro anunciou que vai renunciar ao cargo de senador e irá embora do Brasil. Ele está fugindo para os Estados Unidos.

A decisão do TSE de cassar o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba) movimentou o noticiário brasileiro. E, de acordo com uma informação que pululou em redes sociais, teria mexido também com o futuro do ex-juiz da operação Sérgio Moro.

Textos reproduzidos em diversos veículos de mídia apontam que Moro estava cogitando renunciar ao cargo de senador para ir aos Estados Unidos. Nas redes sociais, a questão “cresceu” e se começou a falar de forma afirmativa que Moro iria renunciar e sair (ou, dependendo do ponto de vista, fugir) do Brasil. Leia algumas das mensagens que vimos:

Versão 1: BOMBA: Sergio Moro cogita renunciar e ir embora do Brasil Versão 2: Urgente: Sergio Moro cogita renunciar e ir embora do Brasil Versão 3: Moro pode renunciar ao mandato de Senador. O parlamentar está cogitando se antecipar a uma possível cassação. O ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro sondou amigos e aliados que moram nos EUA na busca por um emprego.

Moro vai renunciar ao cargo de senador e ir embora do Brasil?

Por conta da própria repercussão na mídia, a história não demorou a se espalhar com todas as forças na internet. Porém, o próprio Sérgio Moro desmentiu a informação de que ele pretenda ou vai “renunciar ao cargo”.

Aqui fica um alerta:, é preciso (como consumidor de conteúdos) ficar atento com notícias que utilizam como fonte pessoas que falam em “bastidor” (principalmente quando se trata de uma decisão que cabe a um terceiro). As chances de a informação estar errada, ser um “balão de ensaio” (quando se ventila um boato só para mensurar a reação) ou, ainda, de a fonte enganar o jornalista, existem.

Confira também: é falso que Luciano Huck seja dono de ONG envolvida em tráfico no Rio



Não sabemos o que ocorreu ou, se, ainda, houve uma mudança de planos, mas o fato é que o próprio Sérgio Moro veio a público desmentir que pretenderia renunciar ao cargo de senador. Por meio do Twitter, ele publicou um entrevista ao O Globo e também a seguinte mensagem:

Eu estava no exterior, no setor privado, e voltei ao Brasil para defender o meu país, sendo eleito Senador. A luta segue firme e qualquer informação diferente é total fake news. Aliás, continuamos na batalha também por ⁦@deltanmd.

Vamos racionar: se a informação que circulava online é algo que depende da própria vontade de Moro e o senador disse que não pretende renunciar (e ainda citou o termo “fake news”), podemos afirmar que não procede a informação (pelo menos até o momento) de que ele vá renunciar ao cargo de senador. Trata-se de mais um boato que circulou online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.





Source link

Comentários