Número de evangélicos aumentou 15 vezes nos últimos 70 anos, na França

Mensagens


Torre Eiffel em Paris, capital da França (Foto: Canva Pro)
Torre Eiffel em Paris, capital da França (Foto: Canva Pro)

Na França, existe uma igreja evangélica para cada 25.000 cidadãos. É o que revelam as últimas estatísticas do CNEF (Conselho Nacional dos Cristãos Evangélicos).

De acordo com o relatório Les Églises Protestants Évangéliques en France 2023 (Igrejas Evangélicas Protestantes na França 2023), o país tem mais de 2.700 locais de culto evangélico. Este número não inclui grupos evangélicos que se reúnem em residências ou outros ambientes informais.

Os departamentos (regiões) com mais igrejas evangélicas são Seine-Saint Denis, Paris, Nord , Bouches-du-Rhone e os territórios franceses da Guiana e Martinica, todos com mais de 70 locais de culto registrados.

A maioria dos departamentos regionais do país tem menos de 0,4 igrejas para cada 10.000 pessoas. Ter pelo menos uma igreja evangélica para cada 10.000 cidadãos é o próximo objetivo dos membros do CNEF, órgão que representa os evangélicos na França.

Em números totais, existem pelo menos 745.000 cristãos evangélicos que são ativos em sua fé e frequentam uma igreja regularmente.

Em 1950, as estatísticas diziam que eram apenas 50.000, o que significa que houve um crescimento de 15 vezes nos últimos 70 anos.

A maior denominação evangélica na França é a Assembleia de Deus da França (Assemblies of God, com 350 igrejas), seguida pela Missão evangélica dos ciganos da França (igrejas étnicas ciganas, 222), as Comunidades e Assembleias Evangélicas da França (117) e a Federação das Igrejas Batistas Evangélicas da França (Federação Batista, 115).

Cerca de 70% das igrejas que pertencem a um grupo denominacional ou federação são membros da CNEF, que representa os cristãos evangélicos em escala nacional e na Aliança Evangélica Mundial.

Baixe o livreto estatístico 2023 completo da CNEF aqui (francês).

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus





Source link

Comentários