URGENTE: Aliexpress para de enviar produtos para o Brasil, entenda

Notícias


A AliExpress é um site chinês de compras on-line que atrai milhões de consumidores no mundo inteiro, em especial no Brasil. Grande parte destas pessoas visa adquirir produtos eletrônicos com preços mais atrativos do que no mercado nacional, onde os impostos incidem sobre os produtos.

Com isso, milhares de brasileiros que consomem constantemente do site receberam um comunicado urgente. Por isso, se quer saber mais, confira a matéria na sequência e não perca nenhum detalhe sobre a pausa no envio de produtos da AliExpress para o Brasil.

URGENTE: Aliexpress para de enviar produtos para o Brasil, entenda
Pausa no envio de produtos da AliExpress! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Consumo brasileiro

Como dito no começo deste texto, os consumidores brasileiros são os que mais usufruem da AliExpress. Estes clientes estão diariamente atrás de produtos eletrônicos, como hardwares de computador e peças para outros produtos.

Afinal, o valor dos itens de tecnologia é extremamente alto no Brasil, especialmente os que garantem uma experiência ainda melhor em jogos. Pensando nisso, os brasileiros encontraram nos sites chineses, principalmente a AliExpress, uma alternativa com mais custo-benefício para realizar o sonho de montar um computador para jogar ou trabalhar.

Durante a pandemia, por exemplo, com a alta do dólar, a busca por eletrônicos nos sites de e-commerce chineses foi extremamente alta, uma vez que o preço das peças de computador ou videogames mais que triplicou por aqui. Afinal, além da elevação da moeda norte-americana, a crise sanitária fez com que muitas fábricas fechassem, gerando escassez em matéria-prima e, consequentemente, de produção.

Em outras palavras, a escassez de produtos foi extremamente grande durante a pandemia. Isso acabou tornando o valor das peças mais alto por conta da procura maior e pela redução do estoque. Além disso, outro fator que influenciou na alta dos preços foi a mineração em criptomoedas como o Bitcoin. Isto é, o consumo de placas de vídeo subiu consideravelmente, pois é um item necessário para este fim.

Saiba mais: Nova POLÊMICA: indústria se junta ao varejo contra a isenção de IMPOSTOS na venda de produtos da Shein, Shopee e AliExpress

Pausa no envio de produtos da AliExpress

Portanto, depois da pandemia, ainda que o valor dos produtos eletrônicos tenha caído no Brasil, a AliExpress continuou sendo uma grande opção para os consumidores.

Com a queda do dólar, os preços no site chinês seguiram baixando, ficando ainda mais barato montar um computador para trabalho ou jogos.

Entretanto, a busca por hardwares de PC ficou difícil devido ao aumento significativo na fiscalização alfandegária do Brasil. Com maior controle do que entra por aqui, diversos vendedores do AliExpress suspenderam a venda de produtos para o nosso país. Isso inclui tanto produtos simples e baratos quanto os mais caros, a exemplo dos eletrônicos.

Atualmente, tais itens podem receber taxação de 100% no valor do produto e do frete para receberem liberação nos Correios. Com isso, muitas pessoas estão desistindo das compras. Ademais, uma vez que o processo de reenvio é demorado e gera prejuízo aos vendedores, eles estão optando por suspender as vendas para cá por prazo indefinido.

O kit xeon, por exemplo, que era um dos queridinhos para montagem de PCs, agora não vale mais a pena.

Veja também: Indústria se junta CONTRA isenção dos US$ 50 para Shein, Shopee e AliExpress; governo poderá voltar atrás?



Source link

Comentários