Prova de Vida do INSS vai mudar: beneficiários estão PREOCUPADOS

Notícias


Prova de Vida terá novas mudanças e muitos beneficiários do INSS estão preocupados. Na última quarta-feira (19), o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Stefanutto, declarou que a autarquia está procurando novos formatos para que os beneficiários façam a comprovação de vida. 

Mas tudo indica que as mudanças vão facilitar o procedimento para os segurados. Portanto, eles não precisam ficar tão receosos com isso. Para tirar as dúvidas sobre o novo processo, basta continuar a leitura e saber mais.

Prova de Vida do INSS vai mudar; beneficiários estão PREOCUPADOS
Saiba o que vai mudar na nova Prova de Vida. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

Como vai ser o novo procedimento da Prova de Vida?

Os beneficiários do INSS vão ter que passar por uma novidade no processo da comprovação de vida. Agora, eles não precisam dispor de muito tempo para realizar o procedimento ou ir até as agências físicas dos bancos.

A nova Prova de Vida vai chegar primeiro no Distrito Federal (DF), e a ideia do novo processo é integrar os dados biométricos em diversas situações que possam comprovar que o segurado está vivo.

Um exemplo disso, são as catracas de ônibus no transporte público em conexão com o banco de dados do INSS. Na prática será um processo automático.

Ou seja, a Secretaria de Transporte do Distrito Federal permite que um segurado ao passar na catraca seja identificado biometricamente por meio da mensagem: “Faça a prova de vida”. Dessa forma, evita-se o gasto de tempo da população.

A prova de vida é um procedimento padrão para aposentados, pensionistas e demais cidadãos que recebem algum benefício do INSS. A comprovação evita que haja irregularidades enquanto há a concessão dos benefícios. 

Atualmente a comprovação de vida é feita presencialmente nos bancos, instituições, virtualmente, por meio da conta gov.br, pelo registro de vacinação e também pelo cruzamento de dados com o CadÚnico e outros sistemas interligados ao governo.

A ideia dos técnicos do INSS com esses novos métodos de comprovação, é anular a obrigação deste procedimento apenas pelos bancos e automatizar todo esse serviço facilitando o processo aos segurados, assim afirma o presidente do INSS.

Veja também: Prova de Vida do INSS ACABOU? Entenda quais são as regras do procedimento em 2023

Métodos automáticos da comprovação de vida em 2023 

Segundo a Previdência Social, a nova versão da Prova de Vida do INSS será feita por meio do cruzamento de dados que estão armazenados nos bancos oficiais do Governo Federal.

Para executar essa ação o Instituto Nacional do Seguro Social deve recorrer às informações que estão disponíveis em cada base de dados do governo. Dessa forma, o sistema fará a análise para comprovar a existência do segurado. Veja os exemplos das informações analisadas que são feitas através dos seguintes dados:

  • A comprovação de vida pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS que possui o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas com certificação no Brasil ou no exterior;
  • Quando o segurado contrata um empréstimo consignado e efetuado por meio do reconhecimento biométrico;
  • A comprovação ainda pode ser feita pelo atendimento presencial nas agências do INSS, ou por reconhecimento biométrico nos bancos;
  • Ao realizar uma perícia médica, por meio da telemedicina ou presencialmente no sistema público de saúde ou rede conveniada;
  • Através do esquema de vacinação;
  • Através do cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • Atualizações feitas no Cadastro Único quando efetuada pelo responsável da família;
  • Por meio de voto nas eleições;
  • Através da emissão/renovação de documentos como passaporte, carteira de identidade, CNH, CTPS, alistamento militar e outros documentos, seja presencialmente ou pelo reconhecimento biométrico;
  • Através do recebimento do pagamento de benefício por reconhecimento biométrico;
  • Por fim, por meio da declaração do Imposto de Renda como titular ou dependente.

Saiba mais: Prova de Vida 2023: alterações podem CANCELAR benefícios, entenda



Source link

Comentários