História que aponta que menino Ravi de 11 meses precisa ser transferido para hospital é antiga

Mensagens


Boato – Mensagem afirma que menino Ravi, de 11 meses, sofreu um acidente doméstico e precisa ser transferido para o hospital Mário Covas

  Introdução

Muitos casos que circulam na internet acabam chamando a atenção dos internautas. Seja pela gravidade, seja pela pessoa envolvida, muitos internautas acabam ajudando de alguma forma as pessoas envolvidas (com compartilhamento, com doações etc).

E uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais está parando a internet. A mensagem aponta que o menino Ravi, de apenas 11 meses, sofreu um acidente doméstico e o caso está se agravando, o que exigiria uma transferência para o hospital Mário Covas que estaria sem vagas. O texto foi compartilhado, principalmente, no Facebook e há prints das imagens em outros aplicativos, como o WhatsApp. Leia uma das mensagens que circula online:

Pedido desesperado de uma mãe. O pequeno Ravi de 11 meses sofreu um acidente doméstico, onde houve um impacto muito forte em sua cabeça tendo sangramento que está descendo para a cervical tornando o caso muito grave. Ele está no Nardieni em Mauá e precisa transferência urgente para o Mario Covas para realização imediata de cirurgia. Mas o Mario Covas não está oferecendo essa vaga. Vamos fazer chegar essa postagem aos responsáveis que possam salvar a vida desse bebê. Vamos ajudar compartilhando para ver se alguma autoridade ajuda essa bebê .

  Análise

Encontramos diversas publicações em julho e agosto de 2023 que indicavam que o menino Ravi precisaria de uma transferência urgente para o hospital Mário Covas, em Santo André (SP).

As mensagens apontam que o menino sofreu um acidente doméstico, sem nenhum detalhe, o que causou um sangramento que estaria agravando a situação. Algumas publicações apenas compartilham um texto que foi originalmente publicado em dezembro de 2022. A história também acompanha uma imagem que seria do menino. Todas as publicações pedem para que a mensagem seja compartilhada até chegar nos responsáveis pelo hospital.

Logo de cara, é possível perceber que talvez a história não seja exatamente assim. O detalhe principal que coloca a história em xeque é a falta de informações. O texto não apresenta muitos detalhes sobre a situação da criança e nem do próprio menino. Além disso, a mensagem também apresenta caráter alarmista (com um senso de urgência enorme), falta de fontes confiáveis (como um depoimento de algum familiar ou até mesmo uma publicação de alguém da família), ausência de notícias sobre o assunto e o pedido de compartilhamento. Todas essas são características recorrentes em fake news na internet.

Se isso não bastasse, histórias como essa são comuns na internet. Muitas delas já foram resolvidas, mas pela falta de informações, a história continua circulando. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas aqui, aqui e aqui.

No texto, podemos separar algumas afirmações para serem checadas: 1) O menino Ravi, de 11 meses, ainda precisa de uma vaga no hospital Mário Covas? 2) De onde é o menino? 3) Como está o menino Ravi hoje?

Checagem

O menino Ravi de 11 meses ainda precisa de uma vaga no hospital?

Não. No dia 7 de dezembro de 2022, uma publicação na página “Viva ABC”, do Facebook, iniciou uma mobilização pela vida do menino Ravi. De acordo com o texto, o pedido foi feito pela mãe do menino. Na época, Ravi havia sofrido um acidente doméstico e precisava de uma transferência urgente para o hospital Mário Covas. A publicação teve mais de 17 mil curtidas e atingiu quase 30 mil compartilhamentos, além de 14 mil comentários.

Com o alcance da mensagem, o menino conseguiu uma transferência para o hospital Mário Covas no mesmo dia. A própria página publicou a atualização e informou que os familiares do menino agradeceram pela ajuda.

Noticia boa. Após repercussão no Viva saiu a vaga. O bebê Ravi de 11 meses que após sofrer acidente e ficar em estado grave necessitando transferência do Hospital Nardine para o Mario Covas para realização de cirurgia conseguiu a vaga após repercussão de nossa postagem. Amigos e familiares agradecem a todos que ajudaram.

De onde é o menino?

Nos comentários da própria publicação, a mãe do menino foi mencionada. De acordo com o perfil, a família do menino Ravi mora na cidade de Mauá (SP)

Como está o menino Ravi?

Atualmente, o menino Ravi se encontra bem. Na época, o bebê tinha apenas 8 meses. Após ser tranferido, o menino Ravi passou por um tratamento intensivo e, dias depois, se recuperou, podendo voltar para casa. Depois do susto e da recuperação, a mãe de Ravi publicou uma mensagem, no dia 20 de dezembro de 2022, dizendo que o filho estava bem e comemorando a saúde do bebê.

A Deus eu agradeço pela proteção, pelo apoio e livramento de mais um peso gigante na minha vida. Eu sei que foi Ele, com sua poderosa bênção, que me ajudou com o livramento do meu pequeno Ravi. Agradeço de coração a Deus por ver meu filho ser abençoado desta forma. Hoje com alguns dias após completar 8 meses, me alegro em poder comemorar SUA VIDA, meu amor Deus abençoe. Como tive medo, mais hj só GRATIDÃO.

Conclusão

Fake news ❌

A mensagem que circula nas redes sociais e aponta que o menino Ravi, de apenas 11 meses, precisa ser transferido para o hospital Mário Covas pode ser classificada como desatualizada e falsa. A situação, de fato, ocorreu. Porém, o caso já foi resolvido. O menino Ravi sofreu um acidente em dezembro de 2022. Na época, uma página do Facebook mobilizou a população para encontrar uma vaga no hospital Mário Covas. Devido ao engajamento, no mesmo dia, o menino Ravi foi transferido e tratado. No dia 20 de dezembro de 2022, a mãe do menino publicou um texto, onde afirma que o filho havia se recuperado, estava bem e agradecendo a ajuda dos internautas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src=”https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&appId=249643311490&version=v2.3″; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Comentários