NÃO perca a CHANCE! Renegocia começa HOJE (24): veja as diferenças para o Desenrola Brasil

Finanças Notícias


O Serasa realiza mensalmente uma pesquisa que revela a quantidade de pessoas que se encontram inadimplentes no Brasil. Em junho, o levantamento apontou que existem cerca de 71,45 milhões de brasileiros com o nome sujo. Em relação ao mês anterior, houve uma queda de 450 mil inadimplentes. 

Apesar desta ter sido a primeira queda depois de longos meses de crescimento, a situação ainda é bastante preocupante, isso porque a inadimplência impede que a economia gire de forma eficaz. Além disso, as pessoas que estão com o nome sujo têm diversos serviços financeiros negados, como a contratação de créditos e não conseguem nem mesmo abrir conta corrente em algumas instituições financeiras.

Pensando nisso, o governo federal está disponibilizando duas iniciativas de negociação de dívidas que funcionam de forma distinta: o mutirão Renegocia e o programa Desenrola Brasil. Portanto, confira a seguir quais são as oportunidades disponibilizadas por cada um dos programas!

Mutirão Renegocia já está disponível para que brasileiros negociem suas dívidas. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Renegocia é disponibilizado nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (24), o programa Renegocia, promovido pelo governo federal brasileiro, foi disponibilizado pela população. O mutirão está contando com o apoio de diversas Defensorias e Ministérios Públicos, além de 900 Procons espalhados ao redor de todo o país. O intuito da iniciativa é ajudar os brasileiros a limparem o seu nome. 

A partir do programa Renegocia, os brasileiros podem fazer acordos com os bancos e ainda obter boas condições para que seja possível quitar as dívidas com concessionárias de luz, água, telefonia e comércio. 

Vale ressaltar que o mutirão está sendo organizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como objetivo prevenir o superendividamento e auxiliar os brasileiros a negociarem as suas dívidas de forma mais acessível. Isso porque o superendividamento está relacionado a valores que o consumidor não tem condições de pagar. 

Como citado anteriormente, o Renegocia começa nesta dia 24 de julho e segue até o dia 11 de agosto. As negociações podem ser feitas de forma presencial nos Procons, Defensoria Pública, Ministério Público ou em associações de defesa do consumidor. Além disso, também é possível solicitar a negociação de forma online, por meio do portal do Consumidor (consumidor.gov.br). 

Confira também: Mutirão Renegocia ou Desenrola Brasil: entenda as diferenças entre os dois programas para quem tem dívidas

Diferenças entre o mutirão Renegocia e o programa Desenrola Brasil

O programa Desenrola Brasil, que foi lançado no dia 17 de julho, possibilita que duas faixas de beneficiários possam negociar as suas dívidas bancárias. Já o mutirão Renegocia, além dos valores em aberto em instituições financeiras, também permite que os brasileiros possam negociar quantias referentes a contas de luz, água e telefonia atrasadas. 

No caso do Renegocia também não existe um valor limite de renda ou valor para que a dívida seja quitada. O Desenrola é dividido em duas faixas, onde uma delas exige que os consumidores tenham renda de até R$ 20 mil e na outra faixa é necessário ter renda de até dois salários mínimos e as dívidas não podem ultrapassar R$ 5 mil. 

Saiba mais: DESENROLA: Mais de 400 mil clientes do C6 Bank já estão com o nome limpo, aproveite a oportunidade



Source link

Comentários