Resultado de eleições preocupa cristãos da Nigéria

Mensagens


Bandeira da Nigéria
Bandeira da Nigéria

A Comissão Eleitoral da Nigéria anunciou a vitória de Bola Tinubu nas eleições presidenciais. O resultado das urnas prolonga a liderança do partido Congresso de Todos os Progressistas (APC) no país, o mesmo do chefe do executivo anterior, Muhammadu Buhari.

Ao contrário da tradição, que previa que um cristão do Sul e um muçulmano do Norte deveriam se intercalar nos cargos de presidência e vice, a chapa eleita é exclusiva de muçulmanos. Tinubu recebeu 40% dos votos válidos, o equivalente a 8,79 milhões de votos.

Antes das eleições, a Associação Cristã da Nigéria (CAN, da sigla em inglês) manifestou a preocupação com a escolha de dois candidatos muçulmanos. O secretário nacional da associação deixou claro que não apoiava uma chapa exclusivamente cristã ou muçulmana, mas que gostaria que a tradição fosse mantida.

Após alguns problemas no novo sistema de votação, a oposição do governo exigiu a anulação da disputa eleitoral. No entanto, o órgão eleitoral nacional (Inec) lembrou que os candidatos e partidos “lesados” deveriam seguir os procedimentos legais para questionar o pleito. Apesar de atrasos e problemas logísticos, as eleições foram tranquilas.

O novo presidente da Nigéria foi eleito duas vezes como governador do estado de Lagos, na década de 2000. As receitas do estado aumentaram e as taxas de crimes violentos diminuíram nessa época. Muitos nigerianos acreditam que ele possa ampliar essa ação para o país todo.

Fonte: Portas Abertas





Source link

Comentários