Vale a pena SACAR o FGTS para INVESTIR? Tire suas dúvidas!

Notícias


Os trabalhadores que atuam com a carteira assinada por meio da Consolidação das Leis do Trabalho e Regime jurídico estatutário possuem alguns direitos garantidos, como o acesso ao abono salarial do PIS/Pasep, férias remuneradas, 13º salário, seguro-desemprego e também FGTS.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) se caracteriza enquanto uma conta aberta em nome do trabalhador na Caixa Econômica Federal para que seja depositado 8% do seu salário bruto por mês. Dessa forma, o objetivo é proteger o trabalhador que venha a ser demitido sem justa causa.

Além do saque-rescisão, os trabalhadores brasileiros ainda podem ter acesso a outras modalidades de saque e muitas pessoas pensam em retirar o dinheiro do FGTS para começar a investir. Portanto, confira a seguir se essa prática vale a pena!

Investir o FGTS pode valer a pena em alguns casos. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Sacar o FGTS para investir vale a pena?

Os empregadores devem depositar uma determinada alíquota do salário bruto dos funcionários mensalmente na conta do FGTS, para que seja possível ter acesso em caso de demissão sem justa causa. Os trabalhadores, por sua vez, podem ter acesso aos depósitos e saldos que estão sendo feitos na conta.

O FGTS ainda conta com diversas opções para que os seus recursos sejam utilizados, dispondo de algumas modalidades de saque anuais, como é o caso do saque extraordinário e saque-aniversário. Dessa forma, caso o cidadão esteja pensando em investir, é necessário levar algumas questões em consideração.

Assim, antes de realizar o investimento, é necessário conferir se existem débitos em seu nome que podem vir a gerar juros, correções monetárias e até mesmo multas. Caso exista, é necessário procurar realizar um bom acordo para que o capital do devedor seja quitado.

Após ser promovida essa análise, será possível investir o dinheiro da melhor forma, pois se terá realizado um estudo com cautela e se chegará as melhores opções. É necessário ainda analisar os rendimentos para que o investimento se torne produtivo.

Anualmente, o rendimento do FGTS do cidadão que atua por meio da CLT pode render 3%, e se leva em consideração ainda a Taxa Referencial (TR) e também a distribuição dos resultados. A partir disso, será preciso levar em consideração alguns investimentos que podem trazer vantagens. Os recursos do FGTS podem ser investidos a partir das seguintes maneiras:

  • LCI – Letra de Crédito Imobiliário;
  • CDB – Certificados de Depósito Bancário;
  • LCA – Letra de Crédito do Agronegócio;
  • Tesouro Direto Prefixado.

Confira também: CUIDADO! Notícia FALSA sobre o FGTS está circulando nas redes e fazendo centenas de vítimas; evite ser uma delas

É vantajoso deixar o dinheiro rendendo no FGTS?

Caso você seja uma pessoa acostuma a investir, que tenha disciplina financeira e saiba como poupar o seu dinheiro, a melhor opção pode ser sacar os valores para investir. Se está precisando quitar alguma dívida que está gerando altos juros, o saque do fundo para quitar as pendências também pode ser uma boa opção.

No entanto, se nenhum dos casos a seguir é o seu, vale a pena deixar o dinheiro rendendo no FGTS.

Saiba mais: Ministro fala sobre REVISÃO do saque-aniversário do FGTS: Brasileiros já estão comemorando



Source link

Comentários