Tim Keller é homenageado por milhares reunidos em memorial: ‘Servo extraordinário’

Mensagens


O pastor Tim Keller, que morreu em 19 de maio de 2023, lutava contra o câncer de pâncreas em estágio avançado desde 2020. (Foto: Facebook/Timothy Keller).
O pastor Tim Keller, que morreu em 19 de maio de 2023, lutava contra o câncer de pâncreas em estágio avançado desde 2020. (Foto: Facebook/Timothy Keller).

O pastor e autor Tim Keller foi lembrado em um serviço memorial na terça-feira, 15, por sua profunda sabedoria, paixão por encorajar os outros a crescer em sua fé e por viver a vida de um “servo extraordinário” cujo maior amor foi compartilhar o Evangelho.

Milhares de pessoas de todo o mundo se reuniram na Catedral de St. Patrick, em Nova York, para homenagear Keller, que faleceu aos 72 anos em 19 de maio após uma longa batalha contra o câncer. Keller serviu no ministério pastoral por quatro décadas, incluindo a fundação e pastoreio da Redeemer Presbyterian Church em Manhattan. Ele também cofundou a rede de plantação de igrejas Redeemer City to City.

“Você deve ter notado que este não é o tipo usual de serviço fúnebre”, disse Kathy Keller, esposa do falecido pastor, às 2.000 pessoas reunidas na catedral.

“Isso porque o próprio Tim escreveu, do jeito que ele gostava de fazer funerais para outras pessoas”, disse ela. “Você menciona a pessoa morta, certamente, mas depois fala sobre o Deus que essa pessoa está enfrentando agora. Então, culpe Tim se não houver vídeos, coros e longos depoimentos.”

“Tim está enterrado no Cemitério de St. Michael… mas aquele lugar é enorme e você não conseguiria encontrar o túmulo mesmo que tentasse”, disse ela. “Mas, por favor, não tente, e aqui está o motivo pelo qual não quero que você o faça: você conhece aquelas cenas nos filmes, como no final de ‘O Resgate do Soldado Ryan’, onde alguém tem uma conversa franca em pé na lápide da pessoa falecida? Tim e eu sempre ficamos desconfortáveis ​​com eles porque a pessoa não está realmente lá.”

“Tim está com Jesus – curado, amado, mais vivo e mais feliz do que nunca”, disse ela, mantendo seu tom de conversa. “Tendo mencionado a lápide, direi que estive considerando vários versículos da Bíblia para ela. … Deixe-me dizer-lhe o meu favorito agora.

Ela leu Isaías 25:6–9 para “contexto”, antes de revelar que a lápide de Keller apresentará Isaías 26:1, 12 e 19 , “Naquele dia esta canção será cantada. … Tudo o que realizamos, você fez por nós. … Os teus mortos viverão, SENHOR, os seus corpos ressuscitarão. Que aqueles que habitam no pó acordem e gritem de alegria”.

“Isaías estava falando de uma realidade futura, sem mais morte ou lágrimas”, disse ela. “Tim está vivendo nessa realidade agora”, disse ela. “Como desejo que todos nós confiemos no Deus que ele agora adora face a face, para que um dia todos possamos nos sentar juntos para esse banquete.”

Jonathan Keller lembrou-se de seu pai como um encorajador excepcional, exortando todos a encontrar encorajamento no legado de vida de Keller.

Keller era um “incentivador fundamentalmente talentoso”, disse ele, acrescentando: “Vamos ser encorajados, amigos e familiares, mesmo em nossa tristeza, pela memória de sua vida, que é um testemunho de algo maior e mais duradouro do que nós. aqui na Terra”.

David Keller orou emocionado: “Pai Celestial, estamos tristes com a perda, mas nos confortamos em saber que papai está cheio de alegria. Pedimos que você nos encontre em nossa dor e nos lembre que seu sacrifício amoroso na cruz e ressurreição venceu a morte, para que quando você nos chamar de volta para casa possamos dizer com alegria o que ele disse: ‘Estou pronto para ver Jesus. Mande-me para casa.’”

O serviço também contou com leituras da Bíblia e trechos da obra de CS Lewis, lidos pelo ator Max Mclean, hinos escolhidos por Keller, incluindo “Há um Redentor”, “Immortal, Invisible God Only Wise” e uma homilia de Sam Allberry.

Alberry, um amigo da família dos Kellers, lembrou aos participantes que “as próprias qualidades que amamos em Tim são reflexos do que pode ser encontrado tão claramente em Cristo”. Usando uma das frases de Tim, ele disse: “Jesus é o verdadeiro e melhor Tim Keller”.

“A melhor maneira de apreciar e entender Tim é pensar em Cristo”, disse ele.

“Tim foi um servo extraordinário porque deixou Jesus servi-lo”, disse ele. “Foi ser servido por Cristo que o capacitou a servir tantos de nós tão lindamente. Então você vai deixar Jesus servi-lo? Se você nunca fez isso, você deixaria Jesus servi-lo hoje, esta tarde, neste exato momento?”

As escrituras foram tecidas durante todo o culto, lidas pelos pastores dos quatro campi do Redentor. Cada versículo enfatizava a promessa da ressurreição, incluindo João 14 , 1 Coríntios 15 , 2 Coríntios 4 , Romanos 8 e Marcos 10 .

Michael Keller, o filho do meio de Tim, concluiu o culto encorajando todos a encontrar consolo no fato de que, por meio de Cristo, eles são capazes de “sofrer com esperança”.

Ele citou DL Moody: “Algum dia você lerá nos jornais que DL Moody, de East Northfield, está morto. Não acredite em uma palavra! Nesse momento estarei mais vivo do que estou agora; Terei subido mais alto.”

“O mundo vindouro é mais brilhante, melhor e mais real”, disse Michael Keller. “Vamos vê-lo novamente no novo mundo, para que haja alegria, graça, amor e luz para sempre. Deixe que isso o console, deixe que isso o sustente em todas as coisas agora e sempre.”

Além dos milhares reunidos na Catedral de St. Patrick, quase 10.000 pessoas de todo o mundo assistiram à transmissão ao vivo do funeral pela Redeemer City to City.

De acordo com a The Gospel Coalition, que Keller cofundou, os participantes incluíram a atriz Patricia Heaton, o colunista do New York Times David Brooks, a historiadora Molly Worthen, o rapper Lecrae e outros.

No Twitter, Lecrae revelou que uma fila de pessoas estava “envolvida em torno da 50th e 5th Ave” para comparecer ao funeral de Keller.

“Conheci um homem que voou da Etiópia só para estar lá. Que prova da fidelidade de Keller”, escreveu ele.

Em uma entrevista recente ao The Christian Post, Lecrae compartilhou como o livro de Keller de 2018 Prodigal Prophet salvou sua vida durante uma luta interna com a desconstrução e a dúvida.

“Uma das coisas que admiro em Tim Keller é que ele não estava lá para ensinar os cristãos a se tornarem pastores, mas para usar sua visão e sabedoria bíblicas para descompactar as escrituras para os cristãos, para que eles possam ser crentes eficazes na sociedade. , qualquer que seja o campo de atuação em que atuem”, disse Lecrae.

“Ele foi muito gentil, generoso, atencioso e carinhoso com aqueles que não eram da fé, enquanto ainda mantinha seus pontos de vista e suas crenças bíblicas”, acrescentou. “Existe uma maneira de fazer isso onde você não é desagradável e não é condescendente, mas você está, de várias maneiras, dizendo: ‘Escute, eu sou um ser humano quebrado como o resto de vocês. É apenas esta graça que me transformou… e me permite ter a confiança em quem Deus é e quem eu sou em Cristo.”

Folha Gospel com informações de The Christian Post



Source link

Comentários