URGENTE: prazo para tentar receber a restituição do IR no primeiro lote acaba em 5 dias

Notícias


Como já é de conhecimento geral, anualmente acontece no Brasil a cobrança do Imposto de Renda. Este tributo, que tem sua cobrança feita ao redor do globo, possui regras que são específicas só para o nosso país. De acordo com a Receita Federal, para 2023 quase 40 milhões de cidadãos brasileiros deverão declarar o Imposto de Renda obrigatoriamente.

E se você faz parte do grupo de contribuintes que também possui direito à restituição do Imposto de Renda, é bom ficar de olho! Já está quase chegando ao fim o prazo para quem quer receber os valores da restituição, logo no primeiro lote. Confira!

Confira prazo final. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Veja data final para declarar o Imposto de Renda

Como já foi dito anteriormente nesse texto, o Imposto de Renda acontece todos os anos no Brasil. Esta cobrança deve acontecer de maneira obrigatória anualmente, pois é uma das principais fontes de arrecadação de capital que o governo federal brasileiro possui atualmente. Apenas no ano passado, o governo conseguiu arrecadar mais de R$1 trilhão com a cobrança deste imposto. Ademais, é através do Imposto de Renda que o governo e demais autoridades fiscais, conseguem ficar completamente por dentro dos rendimentos de cidadãos brasileiros.

Em 2023, o prazo para que a declaração do Imposto de Renda fosse enviado começou no dia 15 de março. A partir desta data, foi possível que contribuintes de todo o Brasil informassem à Receita detalhes a respeito dos rendimentos que conseguiram no ano passado, em 2022. E para aqueles que ainda não enviaram a declaração do imposto, é melhor tomar muito cuidado! A data final para o envio das documentações, é no dia 31 de maio.

Vale notar ainda, para aqueles que não estão muito bem informados a respeito do Imposto de Renda, que a nova faixa de isenção do tributo ainda não está valendo! Sendo assim, apenas para a declaração de 2024, passa a valer a isenção para quem recebe 2 salários mínimos.

Veja também: ESTAS pessoas ainda PRECISAM declarar o imposto de renda em 2023

Prazo para receber a restituição primeiro está acabando

Analogamente ao Imposto de Renda, também acontece todos os anos os pagamentos da restituição deste imposto. Para quem não está bem familiarizado com o termo, a restituição do Imposto de Renda se refere aos valores que o governo devolve para os contribuintes do tributo. Tem direito a receber essa devolução, o contribuinte que declarou mais renda do que deveria.

Para 2023, a Receita Federal já divulgou as datas dos depósitos da restituição. O início dos pagamentos, acontecem no dia 31 de maio. Após esta data, mais 4 lotes de pagamentos acontecerão para os contribuintes. Estes por sua vez, acontecerão respectivamente nos dias 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro.

E para quem deseja receber a restituição logo no primeiro lote, é melhor se apressar! De acordo com a receita federal, para conseguir receber no dia 31 desse mês, será necessário que o contribuinte envie a declaração do Imposto de Renda até o dia 10 de maio. Fique atento às datas, e não corra o risco de cair na malha fina!

Veja também: Mudanças no Imposto de Renda: saiba TUDO sobre a nova tabela da declaração



Source link

Comentários